fbpx

Social

(Tempo médio de leitura 2:15 min)

CYGLE Ambiental e cooperativa parceira Cooper Ecológica

A CYGLE Ambiental é um negócio social, que coleta e transforma o seu lixo reciclável em fonte de renda para cooperativas de catadores de materiais recicláveis, as quais recebem como doação 100% dos recicláveis coletados nos condomínios.

As cooperativas são pautadas com base na economia social solidária, em que os meios de produção e também a renda gerada pelo processo são distribuídos igualmente entre os próprios catadores.

O principal objetivo das cooperativas fundadas neste molde é gerar trabalho, renda e melhores condições de vida a uma parcela da população excluída. Além disso, as cooperativas contribuem para a economia circular, fazendo a destinação ambientalmente correta e a comercialização com as empresas recicladoras. 

Portanto reciclar com a CYGLE é ajudar, além do meio ambiente, a luta pelo reconhecimento, inclusão e valorização do trabalho dos catadores e catadoras do nosso país.

Agora, como você e o seu condomínio podem participar e contribuir diretamente para a geração de renda e oportunidades para as cooperativas? A resposta é simples: sendo um cliente CYCLE

Algumas etapas e observações importantes para você entender como é realizado o trabalho das cooperativas:

 

 

Doação: as cooperativas recebem os resíduos recicláveis doados pelos condomínios e pela CYGLE.

 

 

Triagem: separação dos recicláveis em grupos e tipos de cada material, para a realização da prensagem.

 

 

Prensagem: os materiais separados são prensados, para que assim, sejam compactados para facilitar a logística de transporte e de venda às empresas recicladoras.

 

 

Venda: o material prensado é transportado e vendido para as empresas recicladoras, as quais fazem o processo de reciclagem dos materiais, tornando-os matéria-prima pra a indústria e principal fonte de renda para as cooperativas.

 

 

Lucro: toda renda gerada com a venda dos recicláveis é dividida igualmente a todos os cooperados. Esta renda varia a cada mês e está diretamente relacionada à quantidade de recicláveis vendidos pela cooperativa, ou seja, quanto mais recicláveis vendidos, maior a renda para a cooperativa. 

 

Com uma simples separação diária do material reciclável nas residências, muitas famílias podem ajudar tanto o meio ambiente quanto a vida dos catadores e cooperados. 

 

 

Segundo o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, dentre os mais de 600 mil profissionais da área, 70% são mulheres. Esse alto índice é reflexo do mercado de trabalho, onde muitas mulheres possuem dificuldade em encontrar trabalhos com poucos requisitos. Por isso, as cooperativas dão esta oportunidade às mulheres, fazendo com que elas se encontrem no mercado da reciclagem.

 

 

De acordo com IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), o Brasil deixa de movimentar mais de 8 bilhões de reais por ano devido à não reciclagem dos resíduos descartados.

 

 

Gerar condições dignas e qualidade de vida para essa parcela da população, é o mínimo a se fazer diante do serviço ambiental que realizam.

O lixo do seu condomínio pode mudar a vida de pessoas, e

a CYGLE Ambiental está aqui para lhe ajudar nesta missão!

Precisa de ajuda?